Prémio Estudar a Dança

"A Direção-Geral do Património Cultural, através do Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD) e com o patrocínio da Fundação Millennium bcp, decidiu instituir o Prémio Estudar a Dança,  no valor pecuniário de três mil euros, que vai distinguir anualmente as melhores teses de mestrado e de doutoramento sobre a história e/ou a estética da dança teatral.


Ao lançar este Prémio, que celebra o valioso espólio deste Museu Nacional, pretende-se estimular e evidenciar a importância dos estudos da dança, área disciplinar que tem sido pouco cultivada no nosso país.


Nos termos do Regulamento do Prémio Estudar a Dança, que brevemente será divulgado, a primeira edição realiza-se em 2021, sendo 31 de julho a data limite para apresentação de candidaturas, podendo concorrer teses de mestrado defendidas nos últimos cinco anos em estabelecimentos de ensino nacionais ou estrangeiros. O Prémio será atribuído no outono desse ano, por um júri constituído por José Sasportes,  Rui Vieira Nery e José Carlos Alvarez, diretor do MNTD.


De sublinhar que este Prémio surge na sequência de uma significativa doação feita por José Sasportes em 2015, que tornou a biblioteca e o arquivo do MNTD no mais amplo acervo bibliográfico e documental no campo da dança teatral em Portugal, a par do notável património deste Museu relativo à evolução da dança. Por esta razão o então Museu Nacional do Teatro passou a ter a designação oficial de Museu Nacional do Teatro e da Dança"


Mais informações:

http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/news/iniciativas/novo-premio-estudar-danca-uma-iniciativa-dgpcmuseu-nacional-do-teatro-e-da-danca-1-edicao-em-2021/



Data Publicação: 15/11/2020
  • Partilhar

Outras Notícias