Companhia de Dança de Almada lança a segunda edição do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante

A Companhia de Dança de Almada tem em preparação a segunda edição do projeto Laboratório Coreográfico Itinerante, com estreia marcada no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, dias 11 e 12 de junho.



Idealizado para proporcionar à comunidade a experiência de contacto direto com o processo de criação artística de uma peça de dança contemporânea, o Laboratório Coreográfico Itinerante foi arquitetado para beneficiar as dimensões artísticas, sociais e pedagógicas das associações intervenientes, comunidades envolventes e público.



Bruno Duarte
Sobre “SCENA”, a nova criação agora em estreia, o autor Bruno Duarte revela ser “um trabalho onde se cruzam as memórias reais dos bailarinos e dos participantes da comunidade, aqui também performers, acerca do teatro enquanto espaço físico, prática e conceito.” E acrescenta “Em “SCENA”, o palco deixa de ser apenas um espaço em que se suspende a realidade e assume o papel de uma caixa de memória, numa celebração da farsa e do artifício.”


À equipa artística da Companhia de Dança de Almada, que trabalha há várias semanas neste projeto, juntou-se um grupo de jovens do Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto e alguns alunos da Ca.DA Escola. Participam ainda no projeto, duas estagiárias da Escola de Dança Ana Mangericão - EDAM.


Esta nova criação sucede a “Dentro do Abraço”, também de Bruno Duarte, cujos laboratórios itinerantes se realizaram, entre 2016 e 2018, duas vezes em Almada, com a Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro - ASDL, a Ca.DA Escola e alunos do projeto municipal Almasénior; em Bragança, com o Conservatório de Música e Dança de Bragança; em Castro Verde, com a Associação de Respostas Terapêuticas - ART e elementos da comunidade local; em Estarreja, com a Cerciesta - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Estarreja e elementos da comunidade; em Goiânia (Brasil), com alunos de várias escolas goianienses; e em Karlovac (Croácia), com o Centro para a Dança e Artes Performativas  F.R.E.E. D.A.N.C.E. e elementos da comunidade local.


Após a estreia em Almada, a Companhia de Dança de Almada irá trabalhar a itinerância do projeto, de forma a fazer chegar “SCENA” ao maior número de intervenientes e públicos.


SCENA

Laboratório Coreográfico Itinerante - II edição

Companhia de Dança de Almada

Dia e Hora: 11 de junho, às 21:00 | 12 de junho, às 16:00

Local: Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada

Reservas: 212 724 922 | auditorio@cma.m-almada.pt; 

Informações: 212 583 175 | geral@cdanca-almada.pt

Classificação: maiores de 6 anos

Preço: 6€ | 3€ crianças até 12 anos e seniores



Companhia de Dança de Almada:

Site: https://cdanca-almada.pt/ 

Facebook: https://www.facebook.com/companhiadedancadealmada/ 

Instagram: https://www.instagram.com/companhiadedancadealmada/


Data Publicação: 08/06/2022
  • Partilhar

Outras Notícias